6.1.11

grao a grao


SELECÇÃO E EXPLORAÇÃO DE UMA IDEIA

a) primeiras explorações gráficas








Fig. 1 - a forma esférica da base e as longas ‘penas de pavão’ no seu topo são uma representação da liberdade.





Aqui comecei a exploração de um núcleo redondo e de ‘penas’ longas’.









Fig. 2 – a liberdade tem consequências, delicadas e em equilíbrio.





Comecei a pegar nas texturas, continuando no entanto os núcleos redondos e os fios. Neste casos ‘folhas de esperança’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
b) explorações gráficas com aguarelas







Fig. 3 – a liberdade é difícil perante o desconhecido. tem que ser pesada cuidadosamente, com cuidado para com estes fios de vidro.


As formas longas tornaram-se mais elegantes e dinâmicas, aumentando em quantidade também. 





 
Fig. 4 – o nosso interior pode ser completamente diferente do exterior. As aparências iludem muito.



Voltando a fortalecer a ideia de núcleo diferenciei-o muito do exterior através das cores.






 

 










c) estudos e ensaios






Fig. 5 – esta espécie de mão é a tentativa de sair da esfera que acaba por ser ela própria.




O núcleo altera-se. Torna-se maior e mais imponente, agora estes dedos disformes tomam um plano secundário.




 
Fig. 6 – aqui toda a fragmentação mental e procura de algo interior toma forma como um aglomereado de esguias formas envoltas em si mesmas.




Este ensaio já em plasticina é já uma forma pequena do que viria ser a minha peça final.
 
 
 
 
 
 
d) estudos da peça final
 








Fig. 7 – a base, o núcleo seria uma lastra enrolada como símbolo de um desconhecido escondido em si mesmo.



  Fig. 8 – a cobertura seguinte, também seguindo a técnica da lastra envolveria este núcleo, seria o aperto da dúvida.
  





Fig. 9 – já mais à frente, as lastras começariam a soltar-se numa esperança vaga.
 

 
 
 
 
Fig. 10 – este é o desenho final. aqui todo o pensamento está fragmentado sendo puxado para um interior desconhecido.  

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