4.11.10

primeiros retratos chorosos

 CONCEITO!
CENÁRIO/SITUAÇÃO
onde?
o que faz parte?
do que é feito?
que cores?
que  acções?

FANTASIA! EXPANDE-TE ATÉ À MAIS ÍNFIMA MOLÉCULA


o meu conceito vive no meu subconsciente. é o que penso sem pensar. não tem limites. é um infinito-e-mais-além. É de manchas, disformes, achatadas, moldadas umas às outras, ao seu próprio distanciamento. São o meu próprio mundo surreal e abstracto numa textura delicada e eclética, num leque de pretos, amarelos, roxos e vermelhos. Vão-se soltando em volta de um núcleo impreciso, tornando-se mais redondas, mais límpidas e brancas. Partem-se. Recomeçam. Reconstroiem-se.





libertação para aprisionamento

a minha terceira resposta:

Mas era preciso arriscar.
Preciso de mudar o que está à minha volta, o que está dentro de mim. Estou cansada desta constante do momento igual.
Quero soltar as minhas angústias, quero rebentá-las.
Um segundo de profunda escuridão que durasse sempre num canto. Necessito desesperadamente desta caixa de isolamento exterior. Não há som, não há imagem, não há frio, não há tempo.
Solta-me e deixa-me liberta. Não te quero magoar mas isto já me atormenta demasiado. É já muito tempo, é já muita diferença, muito distanciamento. Não quero viver mais esta ilusão, esta ignorância, este paradoxo tridimensional.
Não me tentes explorar mais com todo o verde.
Deixa-me arriscar que eu preciso de sofrer de desconhecido outra vez. Deixa-me ter medo do que virá.

3.11.10

riscando e arriscando


a minha segunda resposta:

Mas era preciso arriscar.
Quero libertar-me desta sensação de confusão, de normalidade e monotonismo. Sinto que preciso de arriscar para me libertar desta sensação de mau-estar que me aperta as mãos e a alma. Não sei o que fazer.
Quero arriscar para me sentir livre e suspensa num ar frio e incerto onde posso encontrar e fazer tudo.
Mas tenho medo, não de me magoar, mas de magoar os outros. No entanto quero soltar-me do real.
Entranhar no sonho do surreal navegando até ao ponto mais absctracto.
Esta sensação é de vidro, é baço. Quero arriscar. Preciso de arriscar. Desejo agora o desconhecido. Mas continuo com medo.

respondendo primeiramente

a minha primeira resposta:

 Mas era preciso arriscar.
 Estou disposta a arriscar-me. A separar-me de mim mesma para me reconstruir, para nascer de novo.
 Não tenho medo de me libertar da minha própria bolha quotidiana. Posso cortar as minhas raízes e reescrever-me.
 Era preciso arriscar para sair do mundo. Podia cair no abismo ou simplesmente adaptar-me.
 Posso transformar-me num camaleão de pensamentos mas só me perderia mais, só cairia mais. Até tocar no fundo duro.
 Estou disposta a arriscar por um caminho incerto só por um sonho.
 Mesmo que me desfaça sempre mais um bocadinho.

desafiados novamente


penso que este desafio era bastante semelhante com o anterior,
pois ao revelarmos em que é que mudamos
estamos a mostrar a nossa fraqueza
e um desafio pelo qual passámos.
a diferença, no entanto, é que neste desafio
temos que por mais em causa e com algo mais concreto
pelo qual arriscar,
é um futuro enquanto que no anterior era um passado.

com muita batatada e corte lá chegou







e assim ficaram as minhas peças finais.
fim do módulo I - Ourivesaria

2.11.10

construção manual






construção das peças finais


1.11.10

caminhando para o fim a passo de gato

 assim ficou o desenho final do pendente.
'Aqui jaz a tua consciência.
E daqui não sairá.'

'a ironia da câmara lenta'

'desconstrução'
(invertida?)

a cor também importa


 consegui encontrar então uma ilustração abstracta do meu do conceito


comecei então a pegar em algumas ideias e a trabalha-las a grafite e tinta da china


como um processo tem sempre pontos inacabados ou abandonados aqui está um


 pegando na primeira ideia iniciei a exploração cromática sugerida pelo Professor Luís Conde


aqui começou a ideia de desconstrução e pensamento


a ideia de tempo também surgiu


aqui encontram-se várias ideias, em especial evidência a de desconstrução física e mental


mais uma exploração cromática, mas desta vez realizada numa aguada feita a partir de lápis aguarela


aqui finalizei então a exploração (livre) de ideias passando para a selecção e desenvolvimento de uma ideia.
mostrando-se então dois estudos, um para um pendente e outro para um anel.