16.12.10

ambiguidade duma coisa é a certeza de outra


Confesso que este módulo me agradou mais que o anterior.
O facto de estarmos sem oficinas não ajuda nada mas penso que preferi mesmo assim trabalhar com plasticina do que com materiais reciclados.
Consegui manter uma maior organização no meu diário de projecto e envolver-me mais. desenhei mais, escrevi mais e reflecti mais.
Uma coisa que me agradou especialmente foi o resultado final do meu filme, foi uma surpresa agradável para mim pois nunca antes tinha trabalhado com programas de vídeo, no meu caso iMovie. Pude deste modo conciliar fotografia com cinema e som que são três coisas que me agradam muito.
Tive mais dificuldade em encontrar um modo de expressar na apresentação o meu conceito. o desconhecido é algo muito ambíguo.

fundos abismáticos

Pouco tempo antes de iniciar o módulo de Cerâmica comecei a explorar um tipo de desenho no meu diário gráfico: poesia gráfica. E, um dos desenhos que fiz acabou por ser uma ponte importante para o meu trabalho pois não só dizia as palavras como tinha a imagem do meu conceito:
Houve também uma música que me inspirou muito e que coloquei no filme final do meu trabalho. The Decant Session, de Yann Tiersen, presente no filme ‘Good-Bye Lenin’ transmitia os sentimentos do bizarro, estranheza e contorção que eu também queria ‘passar’.
 
 


Uma forte influência para mim ao longo do trabalho foi o mar. O mais curioso é que foi algo inconsciente, pois aos poucos, à medida que o meu trabalho se ia desenvolvendo, as pessoas diziam que ora uma coisa fazia lembrar algas, outra um búzio, ou as cores, ou a densidade e os padrões.
Acabei assim por notar que era verdade de facto.
E pude também ligar o mar ao meu conceito.
O mar é um mundo misterioso e ainda muito desconhecido para o Homem. A maioria das pessoas sente um fascínio por este. Pela sua elegância, pureza, brutalidade ou tranquilidade.
Ora o meu conceito acaba por interpelar todos estes pontos.
O mar também causa medos, traumas, ansiedades.
Todo ele é desconhecido. Todo ele é magnético. Todo ele nos chama.