6.5.11

módulo V - design de produto - projecto - aula 2 - 6 de Maio de 2011

SUMÁRIO:
1. explicação dos componentes de exploração de ideias
2. esclarecimento de dúvidas sobre o portefólio digital e analógico
3. explicação das cotas e das planificações
4. continuação da exploração de ideias, selecção e desenvolvimento de uma ideia


1. explicação dos componentes de exploração de ideias
Em diferentes folhas A3 em papel cavalinho ou vegetal deveremos realizar os seguintes trabalhos:
  1. cubo em perspectiva cavaleira 12x12cm
  2. diagonais e medianas - faces internas (a cores)
  3. cubo em perspectiva cavaleira em esquiço
  4. criar (4) sólidos dentro do cubo (cubo em papel esquiço, projecção octogonal em esboço - canto superior direito (método europeu)
  5. moldes (planificação)/maquetas em papel quadriculado com cotagem
  6. representação de um sólido à escala 1:1 ou 1:2 ou (...). método europeu + cotas

2. esclarecimento de dúvidas sobre o portefólio digital e analógico
O Portefólio Digital terá algumas alterações neste módulo e também devido à curta extensão deste.
Haverá também um Portefólio Analógico para entregar aos Professores da tecnologia que terá os originais.

PORTEFÓLIO DIGITAL
  • capa do módulo
  • enunciado do desafio
  • relatório de execução do exercício (memória descritiva)
  • conceito
  • referenciais
  • pesquisa (função práctica, estética e simbólica)
  • exploração de ideias e selecção e desenvolvimento de uma ideia
  • realização - maquetas (fotografias)

PORTEFÓLIO ANALÓGICO
  • capa do módulo
  • enunciado do desafio
  • relatório de execução do exercício
+ originais (folhas A3)
+ fotografias das maquetes
+ maquetes


3. explicação das cotas e das planificações
Voltou a reforçar-se a obrigatoriedade das cotas e do espaçamento de 3 cm entre os quadrados no método europeu. As cotas são sempre ou horizontais ou verticais, nunca diagonais.
O Professor Luís Conde ajudou-me a fazer o esboço da planificação do meu sólido mais complexo:




4. continuação da exploração de ideias, selecção e desenvolvimento de uma ideia
Continuando o trabalho que tinha iniciado na última aula de tecnologia terminei os métodos europeus e planificações de todos os sólidos em papel esquiço:
desenho 3

desenho 4

desenho 5

desenho 6

em perspectiva cavaleira fiz o cubo com todos os sólidos à escala real mas com cores meramente identificativas:

desenho 7

e fiz o método europeu do sólido mais complexo numa folha A3 papel cavalinho:

desenho 8

3.5.11

módulo V - design de produto - tecnologia - aula 2 - 3 de Maio de 2011

SUMÁRIO:
1. re-explicação do trabalho
2.desconstrução do cubo em vários sólidos: método europeu e planificação dos sólidos


1. re-explicação do trabalho 
No método europeu a distância entre os quadrados é de 3cm.
Numa folha de papel vegetal planifica-se um sólido, faz-se o método europeu e a desconstrução do sólido.
  • esboço
  • sem rigor
  • todos sólidos


2.desconstrução do cubo em vários sólidos: método europeu e planificação dos sólidos
Através de um esboço feito nos primeiros dias comecei a fazer em diferentes folhas de  papel vegetal os vários sólidos que compõe um cubo de 12x12cm.

O esquema do sólido deve estar inserido num cubo para se compreender mais facilmente a sua posição nele. As arestas devem estar a cor de modo a diferenciá-las das auxiliares.

Além do esquema do sólidos fiz o método europeu com todas as vistas: vista frontal, vista superior, vista inferior, vista lateral direita, vista lateral esquerda e vista posterior.


sólido 1


sólido 2


sólido 3

1.5.11

modulo V - design de produto - semana 2

CONCEITO
(duas máscaras)

o sei  se ainda me lembro de como me chamavam.
Sou a Mia.
Da mesma maneira que leio os meus velhos e infantis diários agora de uma Mia que não gostava de o ser, amanhã vais ler isto e talvez esses mesmos diários e vais descobrir que quase nada tens a ver comigo.
Tornei-me um pouco insensível perante o sofrimento alheio - não é preciso relembrar-te pois acho que ainda tens as cicatrizes.
Esqueci-me de sinónimos da Saudade porque procuro preencher as lacunas do passado.
Tenho uma máscara que por vezes cai e revela quem sou. Entristecendo.
Procuro algo que a cole para sempre ao meu rosto na esperança que se entranhe em mim e talvez me altere verdadeiramente.
Quero os sonhos que cultivo embora eu seja realista.
Escreve-me dizendo se alguma vez os reencontrarei e se a minha máscara se perdeu.

De mim para mim,

Mia.




O meu conceito parte duma aceitação das perdas como parte de mim. Já não as nego nem me rejeito. Já cresci um pouco e já aprendi a aceitar as cicatrizes que o tempo me deixou. Agora consigo ver-me além de dentro, consigo ver-me de fora e aperceber-me dos meus defeitos e procurar corrigi-los ou escondê-los numa caixa opaca, numa caixa negra. Assim, acabo por viver com máscaras que seguro o tempo todo, tendo raramente tê-las deixado cair.
Um máscara é o passado, outra é o sonho. Escondo ambas. Porém peço a mim mesma que perca essas máscaras e que aceite a realidade e a mim mesma, mas desta vez completamente.
 





EXPLORAÇÃO DE IDEIAS


Decomposição de um cubo de 6x6cm em perspectiva cavaleira em 4 sólidos.
Cada cor representa um sólido.




PESQUISA
perspectiva evolutiva do calçado



O Egito antigo foi onde nasceram as primeiras sandálias. O calçado rasteiro e com tiras surge em resposta ao clima e geografia.
As sandálias egípcias eram feitas de couro, palha trançada, tiras de folhas de palmeira ou de papiro, ou feitas de junco de pântanos. Escavações em tumbas revelaram que esse objecto, originalmente estritamente utilitário, tinha uma função social.

“The Art of the Shoe” de Marie-Josephè Bossan
gladiadora romana
sapato chinês
soca holandesa