20.5.11

módulo VI - têxteis - projecto - aula 1 - dia 20 de Maio de 2011

SUMÁRIO:
1. entrega e explicação das folhas da escolha de curso
2. explicação do módulo de têxteis
3. exploração de ideias


1. entrega e explicação das folhas da escolha de curso
Colocam-se os números 1 e 2 conforme  a nossa escolha pois caso não entremos no curso desejado Entramos na nossa segunda escolha.

Explicação das seguintes disciplinas:

GESTÃO DAS ARTES - é uma forma de compreendermos melhor a gestão de uma galeria, instalações artísticas, exposições, etc.

TEORIA DO DESIGN - é essencialmente sobre a evolução história do Design

FÍSICA E QUÍMICA APLICADAS - varia conforme o curso e não recorre muito à matemática.



2. explicação do módulo de têxteis
O Desafio e o conceito mantém-se.
Os Referenciais continuam a ser explorados tanto na forma de imagem como de texto, porém na forma de imagem pode tanto surgir como fotografia ou desenho embora este último seja mais desejável.
A Pesquisa mantém a variante de imagem e texto tendo a nova condicionante do desenho ou fotografia no caso da imagem, sendo mais uma vez este o mais desejável.

As três propostas colocadas são:
  • INTERVENÇÃO TÊXTIL NO DIÁRIO DE PROJECTO - exploração de ideias tem que ter entre 10 a 15 propostas; a selecção de uma ideia; desenvolvimento da ideia poderá ser possível.
  • OBJECTO TRIDIMENSIONAL - exploração de ideias tem que ter também entre 10 a 15 propostas gráficas; selecção e desenvolvimento de uma ideia.
  • APLICAÇÃO MISTA STENCIO/TÊXTIL - exploração de ideias tem que ter novamente entre 10 a 15 propostas gráficas e uma selecção e desenvolvimento de uma ideia.


3. exploração de ideias
Quero explorar a proposta do objecto tridimensional e a intervenção têxtil no diário de projecto.
Nesta aula comecei por explorar o meu conceito partindo de dois objectos: uma bota e uma garrafa de vidro.


a bota é uma metáfora, pelo menos para mim, para um início. é uma base, uma protecção que vem de baixo, do antes. pode não ser um iníciar feliz, pode estar sujo, amachocado e revivido na minha cabeça vezes sem conta. porém só me solto dele quando vou deixando novos pensamentos, novos eus fugir, rasgar essa placenta e procurar algo mais para além de algo que protege mas que não é real.


a garrafa é outra metáfora. é um símbolo de viagem. é a viagem da minha vida. tem um rumo desconhecido para mim, mesmo que para outros possa ser óbvio. a garrafa é transparente; é aparentemente robusta e transparente mas quebra-se com a maior facilidade e os cacos são turvos.
linhas, fios, pedaços de mim flutuam em água suja dentro duma máscara que parece completamente transparente.

quando virei a folha do desenho anterior achei este lado escondido, ignorante e mais interessante por não ter sido pensado sequer. ganha quase a forma de um músculo (que não é o coração) cheio de veias, cheio de vida, de espessura.
assim, continuei a coser para dar forma à vida por detrás do papel, por detrás da máscara.

17.5.11

módulo VI - têxteis - tecnologia - aula 1 - dia 17 de Maio de 2011

SUMÁRIO:
1. conversa com os alunos
2. sensibilização à tecnologia
3. propostas de trabalho
4. pesquisa

1. conversa com os alunos
Numa primeira parte da aula os Professores procuraram ficar a conhecer alguns pontos dos alunos como o curso que desejam seguir, as notas a projecto, o porquê da nossa escolha, a que é que chamávamos de "têxteis", se tinhamos evoluído desde Setembro.


2. sensibilização à tecnologia
No segunda parte da aula fomos para uma outra sala, desta vez teórica, onde os professores explicaram-nos o plano das aulas e trabalhos feitos por outros artistas e alunos.
Foi explicado como o curso de produção artística permite ao aluno dominar o vocabulário base da expressão plástica.

Planeamento das aulas:
  1. Cultura têxtil
  2. Visita de estudo (não podemos realizar este segundo ponto devido à brevidade do período)
  3. Materiais, técnicas, equipamentos (manipulação e reutilização de materiais convencionais e não convencionais)
  4. Explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e técnicas
  5. Experimentação e desenvolvimento. Identificação dos materiais e das técnicas. Elaboração de fichas técnicas
  6. Apresentação e avaliação
As técnicas apresentadas foram a aplicação, o recorte, a colagem, a sobreposição, o franzir, o revestimento, o pespontar, o stich, o pontear, o bordar, o engomar, o tingir e o reservar.
Foram-nos mostrados vários exemplos destas técnicas em powerpoint.


3. propostas de trabalho 
Foram-nos feitas três propostas de trabalho:
  1. apropriação plástica de um objecto simbólico/ intervenção plástica sobre a sua função original, podendo ficar deformado. tem que caber numa concha feita por duas mãos.
  2. trabalho de intervenção sobre o diário de projecto através da tecelagem, estampagem ou mesmo técnicas mistas(recorte, desfio, etc) tendo uma base exprimental.
  3. estampagem com stencio
Tendo que se ter pelo menos 10 propostas de exploração de ideias, fotografias do processo e uma ficha técnica que inclui os materiais e técnicas precisamente. Todas estas propostas podem ter uma componente de performance

Na segunda aula de tecnologia  temos de levar uma proposta já preparada e os seguintes materiais:
  • agulha
  • linhas
  • tesoura
  • x-acto
  • agrafador
  • furador
  • cola celulósica
  • objecto alvo de intervenção
  • tecidos
  • diário de projecto.
 
 
 
4. pesquisa
Como pesquisa deveremos incluir artistas e obras de carácter têxtil como por exemplo:
  • Louise Bourgeois
  • Rosemary Trockel
  • Christo
  • Jeanne-Clot
  • Maria Lai
  • Alexander McQueen
 

15.5.11