17.2.11

módulo IV - audiovisuais - projecto - aula 1 - dia 17 de Fevereiro de 2011

SUMÁRIO:
1. explicação dos projectos que vamos ter que desenvolver
2. explicação da metodologia do projecto
3. lançamento do desafio
4. concepção do conceito
5. mostragem de fotografias e curtas
6. formação dos grupos e discussão entre estes


1. explicação dos projectos que vamos ter que desenvolver
No módulo de Audiovisuais - Cinema e Fotografia -  iremos desenvolver três projectos distintos:
  • RAID FOTOGRÁFICO
A partir de um conceito individual iremos começar por fazer um primeiro raid que deverá consistir em cerca de trezentas fotografias instântaneas e deverá servir para explorarmos o nosso conceito e a própria Fotografia através do desenvolvimento de vários temas.
Num segundo raid, haverá uma escolha mais criteriosa dos temas a serem trabalhados e desenvolvidos, aprofundando assim o nosso conceito.
No último raid deveremos conseguir o nosso produto final, do qual extrairemos 6 fotografias, ou mais. Algumas imagens poderão ser uma repetição e melhoramento das anteriores.

  • RETRATO
Também a partir do conceito individual deverá consistir em três vertentes deste e então três fotografias. Podem tanto integrar fotografias de pessoas como de objectos, situações ou ambientes.
Deverá existir uma planificação do produto final dividida em duas partes:

-desenhos pintados que serão uma preparação para as fotografias finais e que deverão seguir três pontos de forma breve:

1. ideia/mensagem/conceito
2.adereços/figurinos/maquilhagem/cenário, etc.
3.iluminação/cor/enquadramento/etc

-fotografias finais com os mesmos três pontos referidos anteriormente.

  • FILME
Terá que ter seis planos, cerca de três minutos, não poderá ter ruído, apenas banda sonora, teremos que ter uma storyboard e teremos que ter um cromaqui em pelo menos uma cena fazendo assim um cenário ou com um desenho, ou com uma pintura ou com uma fotografia da nossa autoria.
O storyboard deverá consistir numa página deitada no nosso diário de projecto com a explicação da cena atrás, tem que ter todos os pontos relevantes: figurinos, cenários, etc.


2. explicação da metodologia do projecto
O desafio deverá manter-se nos três projectos: raid, retrato e curta.
O conceito individual mantém-se no raid e no retrato, na curta será um conceito de grupo.
Os referenciais deverão ser comuns aos três pontos através da utilização de textos, desenhos e imagens.
A pesquisa no raid consistirá em textos e imagens de autores de fotografia, enquanto que no retracto será de retratos de alguns autores e na curta de obras de determinados autores.
Todos estes objectos deverão indicar o respectivo autor, título, data e fonte.
A exploração de ideias consiste no primeiro raid, nas ideias com o plano do retrato e na ideias mais o storyboard individual.
A selecção e exploração de uma ideia já é o segundo raid, as três propostas encenadas e na storyboard do grupo.
A realização é o raid três, os três retratos finais e o filme feito pelo grupo.
A apresentação final é uma junção dos pontos colocados na realização mas apresentados em powerpoint e o filme com o grupo todo.
A avaliação é feita através do diário de projecto, do portefólio, do blogue, das aulas e da apresentação final.


3. lançamento do desafio
Após a leitura do texto do kafka foi-nos lançado o seguinte desafio:
'Tu, ao contrário de Gregor, vais abrir todas as portas...o que encontras por detrás de cada uma delas?'


4. concepção do conceito
A partir do desafio dado fiz o seguinte texto:

Adormeci e entrei em mim. A preto e branco me procurei no espelho sujo. O batimento frágil e intenso de meu coração ribombou em cada veia da cabeça, dos dedos. Arrepiei-me nua neste espaço vazio. Olhando-me não me vi. Não tinha cara, apenas pele exposta. Esse espelho de enganos estava coberto de mim, de sinais e de uma leve penugem, de pele macia e de brancura, de manchas e de cicatrizes. Chorei. Arrependi-me da entrega ao estado puro e cru.
Cai no negro, o ar acariciava-me as entranhas, os olhos e a boca, deixei-me levar. A minha cabeça ficou livre e leve. De novo enfrentei o espelho sujo. Uma veia palpitava-me do peito ao pescoço e daqui à têmpora. Mas parou, um aperto no coração perante o rosto sem eu. Gritei, gemi e lamentei.
Acordei e procurei o espelho que nunca tinha existido. Olhei-me na água fria e vi a lágrima e a palavra. Reflectida naquela agitação isenta de vida me encontrei. Ali era eu, eram os meus olhos escuros, a minha boca ferida, a minha língua seca.
Eu era o complexo humano, eu sou o desassossego.


5. mostragem de fotografias e curtas 
Num powerpoint foram-nos mostrados diferentes tipos de retrato, desde da retratação duma idealização, duma pessoa, duma situação, duma ideia a um estado de espírito. Isso permitiu-nos não só compararmos estes tipos como reparar na evolução da fotografia ao longo do tempo e da mentalidade.

Alguns exemplos:

Richard Avedon, 'Carmen', Paris.


Cindy Sherman, 'Sem título 299', 1994.


Alguns filmes dos primórdios do cinema também foram mostrados:

La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon

The Kid


6. formação dos grupos e discussão entre estes
Após a formação dos grupos começámos a discutir as ideias para o filme.
Apesar de ter sido um período de tempo muito curto começámos por falar nos nossos conceitos:

Francisco Trêpa: o absurdo, o bizarro
Joana Almeida: a solidão
Margarida Carvalho: o desassossego, a cegueira
Mariana Cirurgião: a geração, o tempo

Sem comentários: