15.2.11

módulo IV - audiovisuais: fotografia - aula 1 - dia 15 de Fevereiro de 2011

SUMÁRIO:
1. explicação do módulo
2. história da fotografia e do cinema
3. powerpoint

1. explicação do módulo
Primeiro, fomos sensibilizados em relação aos simbolismos, tão importantes, nos audiovisuais. As cores, as sombras, os objectos e até a colocação do modelo influenciam tudo, assim a psicologia acaba por se ligar directamente a esta área pois determinadas imagens e sons estimulam a nossa perceptividade e o nosso cérebro e acabamos por associar determinadas coisas a emoções, situações, etc.
Foi-nos explicado o projecto que vamos ter que desenvolver. Teremos três aulas em fotografia e depois em cinema e video, sendo estas alternadas.
Em fotografia vamos ter um dia para fazer uma sessão fotográfica da qual escolheremos três fotografias finais.
Em cinema iremos ter também apenas um dia para fazer uma filmagem para uma curta até 5 minutos.
Obter um trabalho espectacular em tão pouco tempo é difícil mas é necessário uma boa 'defesa' do processo criativo e do trabalho final. O resultado final deve ter coerência sensorial e racional.
Sofia Coppola durante as filmagens de Somewhere.

2. história da fotografia e do cinema
Fotografia significa a 'escrita da luz', isto deve-se à ligação de 'foto' com o 'fotão', ora o acto de fotografar consiste na captação dos reflexos da luz.
Cinegrafia significa a 'escrita do movimento' pois trata-se do agrupamento de várias fotografias a uma velocidade que faz parecer que a imagem se encontra em movimento.
A fotografia foi criada por Mieps entre 1824 e 1826, em evolução o cinema surgiu em 1895 com os irmãos Lumière. Ora o cinema surgiu como a passagem de 24 fotografias por segundo, o que dá a ilusão de movimento. Actualmente utilizamos 50 fotografias por segundo.
Técnicas como slow motion baseiam-se numa passagem das fotografias mais lenta (48 per second).

Charlie Chaplin in Tablet Ballet.


3. powerpoint
Começámos por falar primeiro sobre a parte mais teórica da fotografia.
O PRINCÍPIO DA CÂMARA ESCURA consiste numa caixa totalmente selada com um buraquinho do tamanho de um alfinete(pinhole).
O olho humano reflecte a imagem invertida por ser um globo, logo convexo, o cérebro é que processa a imagem de modo a vê-la correctamente. Ora na caixa a luz que entra pelo o buraco projecta uma imagem, essa imagem passa para o papel fotográfico, onde fica registado.
Este papel consiste na colocação de grãos com sais de prata sobre papel e uma gelatina por cima. Os grãos são sensíveis à luz e por isso os que não recebem luz ficam pretos e os que recebem ficam brancos. Então, com químicos próprios e na câmara escura limpam-se os grãos sensibilizados.

Há dois tipos de MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS: as analógicas (rolo) e as digitais (cartão SD).
O SUPORTE FOTOSENSÍVEL das analógicas, o rolo, é substuído pelos pixels. Em vez dos reflexos da luz incidirem sobre o rolo, incidem sobre uma placa fotovoltaica.

A LINGUAGEM BINÁRIA consiste na aplicação do 0 e do 1 para desenvolver códigos informáticos. Este é utilizado nas máquinas para criar as cores. A combinação(mínima de 8 dígitos) indica uma determinada tonalidade.

Os pixels estam directamente relacionados com a RESOLUÇÃO, quanto maior o nível de pixels, maior é a resolução.

Há quatro tipos principais de OBJECTIVAS:
  • Grande Angular 
          - 0.1 - 50 mm
          - distorce a imagem
          - útil para fotografias locais
  • Normal
          - 50 mm
  • Teleojectiva
          - 50 - 300 mm
          - retratos
          - foca e distorce atrás
  • Olho de Peixe
          - 10 mm

A OBTURAÇÃO é o equilíbrio do tempo de exposição com a quantidade de tempo que o obturador leva para abrir e fechar, deixando assim passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
Para se obter uma boa exposição quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina e maior é a abertura do diafragma.

Os FILTROS podem obter-se também no Photoshop, no entanto a imagem perde sempre resolução. Os filtros consistem numa espécie de tampa colorida que filtra a luz de modo a dar determinada tonalidade à fotografia.

A fotografia divide-se em VÁRIAS ÁREAS, vimos exemplos das mais importantes de modo a compreender melhor o significado da fotografia.
  • fotojornalismo
  • documentarismo
  • género urbano
  • retracto
  • surrealismo
  • série fotográfica
  • fotografia contemporânea
Este último ponto é bastante interessante pois alguns artistas questionam a sociedade actual e a própria fotografia, como é o caso de Vic Muniz.

 Vulcan

Sem comentários: