25.2.11

módulo IV - audiovisuais - projecto - aula 2 - dia 25 de Fevereiro de 2011

SUMÁRIO:
1. esclarecimento dos projectos
2. avaliação individual e oral do módulo anterior
3. exploração de ideias para fotografia
4. exploração do conceito
5. exploração de ideias para cinema

1. esclarecimento dos projectos
Mais uma vez os professores esclareceram-nos o que vamos fazer, até porque houve uma confusão na distinção entre plano e cena.
Assim, iremos realizar 6 planos e uma cena, teremos que fazer um storyboard individual e depois confrontar os vários storyboards do grupo e fazer uma selecção para o storyboard final, isto em cinema.
Em fotografia, teremos que fazer vários esboços para os retratos e a partir de um só esboço tirar várias fotografias, de vários ângulos, com poses diferente, etc.


2. avaliação individual e oral
Exceptuando na pesquisa e na memória descritiva onde fui avaliada com uma nota entre 15-17, tive notas de 18-20, sendo esta a avaliação final do módulo III - Design de Comunicação.


3. exploração de ideias
Partindo de ideias em que já tinha pensado comecei a fazer alguns esboços:


uma das minhas primeiras ideias surgiu com uns pés a pisarem livros, mais tarde reparei que num filme isto também acontecia embora noutra perspectiva e com uma intenção completamente diferente; então desenhei esse momento.
os pés começaram-me a fascinar à cerca de dois anos, após um acidente que tive e que me deixou uma cicatriz. comecei a reparar melhor nos tendões no movimento dedo, pé, tornozelo, perna. surgiu assim um fascínio.
no meu conceito, o desassossego vem muito de dentro e trata-se de uma inquietação pelo modo como vejo o mundo, quero ultrapassar as barreiras que eu mesma me ergo, quero ser, saber mais.
assim, os pés a trepar livros é uma metáfora para o meu desassossego interior e a minha procura por mais.



o braço sobre a cabeça, a curvatura, os dedos.
trata-se da silhueta e da sombra. é a representação da entranha pura pela opacidade do corpo humano, da transgressão da mente pelo corpo.
é a linguagem muda do músculo e do gesto.


4. exploração do conceito
Tendo-me apercebido e a minha abordagem ao meu próprio conceito não era a correcta após uma conversa com o Professor Luís Conde re-interpretei o meu conceito 'vendo-o' de outra perspectiva:

Sou um espelho velho, sujo e mudo.
Quero sair desta superfície sempre fria criada por mil grãos de areia esquecidos. Reflicto tantos rostos, tantas almas que já desespero. Ando de um lado para o outro, sento-me nas cadeiras que me procuram sossegar sem resultado. Choro, grito e enlouqueço em cada uma delas. Não quero dizer mais mentiras aos velhos, não quero encostar minha testa à de outro adolescente triste e não quero observar outros mais. Toco no meu rosto e sinto as concavidades, as rugosidades e as feridas cuja cor nunca soube. Vivo apagada, ignorante de mim mesma podendo ver apenas as minhas mãos secas e meus pés imundos. Apenas uma sombra opaca e distorcida conheço como eu. Penso inconsciente, estou isolada do meu corpo desconhecido. E isso desassossega-me profundamente, entristece-me o coração não saber as ranhuras dos meus olhos tomando-os por meros círculos vazios.


5. exploração de ideias para cinema
Tendo pensado já escrito o guião e definido o local das filmagens eu e a Mariana Cirurgião fomos até à Alameda tirar fotografias na Fonte Luminosa de modo a termos uma melhor consciência dos ângulos, sombras e estudar melhor como e por onde as personagens se irão deslocar.












Sem comentários: