9.5.11

módulo V - design de produto - semana 3

PESQUISA
a) Função Práctica

Perspectiva evolutiva do calçado






O advento da sandália de bico levantado no Egito no segundo milênio a.C. é, provavelmente, uma influência Hitita. Foi o precursor da poulaine, ou sapato pontiagudo, uma moda excêntrica medieval introduzida na Europa do leste pelas cruzadas.


“The Art of the Shoe” de Marie-Josephè Bossan 








Modelo excêntrico, com origem provável na Turquia com a qual a República de Veneza mantinha relações comerciais era utilizado pelas damas elegantes da República, no século XVI, causou grande sensação por toda a Europa.


Tratava-se de sapatos com uma plataforma altíssima, de madeira ou cortiça, forradas a tecido ou a couro, enriquecidos com pedrarias e adornos feitos com fio de ouro. A altura das plataformas chegou a ter 52 cm.


Devido à sua altura, as damas necessitavam de duas criadas (ou criados), onde se apoiar para poderem caminhar com relativa segurança.Os chapins eram utilizados pelas pessoas da alta sociedade, e a sua função era proteger os pés das águas sujas das ruas, assim como, para elevar a sua figura.










truncado e adaptado do artigo de Jorge Ribeiro no Jornal Labour








Novos materiais, técnicas e tecidos entram na produção, que passa a ser sectorizada entre design, modelagem, confecção, distribuição, entre outros sectores. A explosão da moda entre o público médio, a partir dos anos 80, possibilitou o aumento do número de pessoas que passaram a consumir calçados de grife, tanto os mais simples quanto aqueles assinados por grandes estilistas, tratando-se de verdadeiros artigos de luxo.










excerto de artigo anónimo no site “nuffic neso brazil”








Durante o dia os calçados mais utilizados eram as botas, já à noite os modelos eram mais diversificados. Estes recebiam adornos frenquentes como aplicações, bordados com fios metálicos, pedras e outros.


As botas destinadas ao uso noturno, bem como as das crianças, eram confeccionadas de materiais macios como cetim, além de fitas, tiras e carreiras de botões que embelezavam as canelas.










truncado e adaptado do artigo de Fábio Espíndula




 

Neste momento aumenta bastante a variedade de materiais utilizados na confecção dos calçados, inclusive couros misturados com telas coloridas ou gabardine para formas e aspecto de tons harmonizados, alguns couros foram invertidos para formar camurças e suedes, os enfeites ficavam a cargo de fivelas removíveis em aço, filigree prateados, diamante e marcasite.










truncado e adaptado do artigo de Fábio Espíndula








Popularizado por Audrey Hepburn (1929-1993), começou a surgir a meio do século XX como forma das jovens raparigas usarem saltos pequenos sem que parecem indecentes.








O solado plataforma pode ser interiço e totalmente plano ou interiço e levemente arqueado no meio. Pode, ainda, ser formado por um salto e um soldo espesso que acompanha todo o arco do pé e termina na frente do calçado. Já outra versão, conhecida por meia-pata, é composta por um grande salto, sola com espessura normal na altura do arco do pé e parte frontal mais alta.


Nos anos 70. O solado plataforma já foi fabricado em cortiça aparente ou em madeira e já foi revestido por fios naturais, veludo, seda, plástico e couro.










truncado e adaptado de artigo anónimo retirado do Yahoo!








O stiletto surgiu no mundo da moda lá pelos anos de 1950. O conceito é simples: uma estrutura longa e delgada de plástico com um espigão de metal no seu interior, tal como um pilar ou coluna para suportar o peso da mulher. Nos anos de 1960, a popularidade do salto stiletto diminuiu por conta das botas de meio salto. Contudo, o modelo voltaria a surgir no final dos anos 70 e tem apreciadores até hoje.










truncado e adaptado do artigo do site Salto 15








Os calçado desportivo foi então introduzido no mercado com uma proposta inovadora: solado de borracha (até então os solados eram em couro), criando assim uma nova abordagem para o calçado, tornando-o atlético, maleável e confortável.










truncado e adaptado do artigo do blogue Mundo das Marcas






Com o evoluir das tecnologias o luxo tornou-se até aos nossos dias cada vez mais acessível e desejável. Porém ainda há mesmo calçado com tamanha complexidade e extravagância que o seu uso no quotidiano seria praticamente impossível tornando assim determinados sapatos somente obras de arte.

Sem comentários: