29.4.11

módulo V - design de produto - projecto - aula 1 - dia 29 de Abril de 2011

SUMÁRIO:
1. introdução ao módulo V
2. elementos de avaliação
3. pesquisa
4. preenchimento da legenda nos trabalhos
5. desenho técnico
6. cotas
7. lançamento do desafio


1. introdução ao módulo V
 As origens do design estão na Revolução Industrial no século XIX.
A natureza foi então sempre uma fonte de inspiração para o Homem.
Um dos princípios do Design é que a forma deve adequar-se à função conferindo porém um carácter estético.

A distinção entre uma Obra de Arte, uma Peça de Artesanato e Produção Industrial baseia-se muito na individualidade do objecto criado que nasce do autor.

As definições de Ergonomia e Antropometria foram explicadas chamando à atenção o facto de serem tão importantes para esta área.

A Metodologia Projectual é muito importante pois são um conjunto de acções que vão orientar o processo criativo. Dividindo-se em atitude criativa e emotiva, e em atitude logística e racional.

"O design é planeado, não nasce espontaneamente como uma criação artística."

É necessária grande organização para cumprir as etapas do processo:
1. Estruturação e Experimentação
2. Projecto e Experimentação
3. Realização

Inicialmente muitos arquitectos eram também designers adoptando as correntes artístico-literárias Minimalista e Modernista, tendo surgindo a primeira do cansaço da excessiva ornamentação e necessidade de uma maior funcionalidade e sobriedade sendo composta sobretudo por linhas geométricas sem ornamentação.

chaise-longue de Le Corbusier

A POP-ART surgiu nos anos 50, 60 tomando um tom irónico e humorístico perante a visão de um Design muito limpo e polido.

 instalação artística de Verner Panton

O desenho técnico é uma parte fundamental que exige grande rigor e prática.
A perspectiva cavaleira e a perspectiva isométrica serão bastante treinadas neste módulo.



2. elementos de avaliação
Para nos avaliar os Professores pegarão nos seguintes pontos que entretanto sofreram algumas alterações:
  • diário projecto
 tem que ter tudo, tem que estar super-completo de modo a compreender-se o processo criativo do aluno
  • exploração de ideias
 todos os desenhos devem ter o auxílio de textos e devem estar coloridos, incentiva-se a utilização de canetas, lápis, tintas e aguarelas excepto pastéis. os desenhos devem ser feitos a caneta preta e devem ter tanto qualidade como quantidade.
  • selecção e desenvolvimento de uma ideia
tem que haver de facto uma exploração da ideia que escolhemos.
  • referenciais a utilizar na exploração de ideias e pesquisa
não podem ser impressos, têm que ser reproduzidos graficamente pelo aluno, tornando-se uma forma de ligar a imagem e o conceito ao aluno e facilitar a interiorização.



3. pesquisa
Deverá além de ser manual dividir-se em três pontos de análise:
  1. Função Práctica
  2. Função Estética
  3. Função Simbólica
Devendo assim demonstrar uma perspectiva emocional, embora este ponto seja já opcional.




 4. preenchimento da legenda nos trabalhos
Em todos os nossos desenhos A3 deverá haver uma legenda no canto inferior direito que possua os seguintes requisitos:

-Módulo V - Design de Produto
-Escola Secundária Artística António Arroio
-Nome
-10ºano Turma C  Nº
-Desenho: vistas da peça...
-Escala 1:1 ou 1:2
-Nº do desenho
-Data




5. desenho técnico
divisão da folha em medidas convencionadas pelos professores:
medidas em cm


6. cotas
cotas verticais: vista superior ou vista inferior - largura e comprimento
cotas horizontais: vista frontal, vista lateral direita, vista lateral esquerda, vista posterior - altura

medidas em cm



7. lançamento do desafio
O desafio lançado foi o que diriamos que somos agora se deixámos uma mensagem para nós daqui a trinta anos, do género "cápsula do tempo".

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