30.1.11

módulo III - design de comunicação - projecto - aula 4 - 28 de Janeiro de 2011

SUMÁRIO:
  1. explicação da apresentação final (powerpoint)
  2. explicação do portefólio digital
  3. exploração de ideias
  4. mostra do blogue do professor como outro exemplo de poesia visual

1. explicação da apresentação final (powerpoint)
Na semana seguinte iniciar-se-ão as apresentações do conceito. Porém desta vez não haverá performances mas sim powerpoints. A apresentação deverá seguir os seguintes requisitos
  • ter 2/3 minutos;
  • 4 diapositivos;
  • resumo explicativo do conceito do módulo III;
  • capa para a publicação;
  • página tipo com um texto geral sobre os módulos anteriores e com imagens nossas(fotografias, desenhos, etc);
  • poesia visual;
  • montagem;
  • relação com o conceito.

2. explicação do portefólio digital
Este deverá ser entregue em suporte digital e deverá ter um índice com todos os separadores:
  1. CAPA DO 10ºANO
  2. CAPA MÓDULO III - DESIGN DE COMUNICAÇÃO (MULTIMÉDIA)
  3. MEMÓRIA DESCRITIVA
        a) DESAFIO
        b) RESPOSTA DADA
        c) ASPECTOS DIGNOS DE REGISTO
        d) CONCLUSÃO

   4. CONCEITO
   5. REFERENCIAIS
   6. PESQUISA
   7. EXPLORAÇÃO DE IDEIAS
   8. SELECÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA IDEIA
   9. REALIZAÇÃO
  10. APRESENTAÇÃO FINAL
  11. AVALIAÇÃO



3. exploração de ideias
Continuámos assim a exploração de ideias na poesia visual.
Porém tivemos um aviso de que não devíamos sobrecarregar tanto o desenho com a própria poesia pois tornar-se-ia muito pesada e quase imperceptível.



(colagem, recorte, tinta da china, caneta preta de ponta fina, canetas de filtro sobre papel)
 
‘vento frio puxa-me para o sonho caloroso’
havendo males que vêm por bens a dor metaforizada pelo frio e por uma velha ventoinha que é o impulso de tudo. um mundo de cor e de sonho, de falsa esperança acaba por se tornar num refúgio terminal.



 (guache, tinta da china e canetas de filtro sobre papel) 


o morrer e o nascer dançam juntos.
provocando ora tristeza ora alegria, ora pânico ora êxtase.
o bordeaux é uma cor de significados ambíguos, ora é a cor do sangue, da dor ora é a cor da paixão, do vivo. 




  (colagem, recorte, texto de revista, tinta da china, caneta preta de acetato sobre papel) 
 
a irregularidade, o caos estão em nós.
o pensamento já falha, já não sabe o que quer, o que diz.
a inversão da própria escrita define um mundo de pernas para o ar.
manchas negras tomam a visão deturpando o que antes chamavamos de realidade.


  (guache e tinta da china sobre texto de revista)

os nossos erros estão impressos na nossa cabeça, podemos pintá-los uma e outra vez tentando disfarçá-los mas haverá sempre uma transparência, um espaço em branco que mostrará a nossa ilusão.
  é um alvo em pensamento, que desaparece e surge, que sobe e desce num gotejar constante.




(colagem, recorte, tinta da china, texto de revista e caneta preta de acetato sobre papel)


o fragmento interior está recortado, de entranhas retorcidas, palavras gastas e verbos caídos.
‘perdi o juízo’ torna-se tabu ao mais inconsciente dos seres.
nem as manchas negras do passado acordam. 



  (colagem, recorte, guaches, letras de revista, tinta da china sobre papel e texto de revista)


onde estou? onde caio? onde fico? onde sou? onde fui? onde comecei? onde cai?
e onde estou?

4. mostra do blogue do professor como outro exemplo de poesia visual
O Professor Luís Conde mostrou-nos uma ilustração sua, dando assim um exemplo de uma poesia visual menos compacta.
Três bonecas que faziam lembrar matrioskas estavam unidas entre si e uma frase adornava-as. Este foi assim um exemplo de uma poesia visual mais leve.

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