18.3.11

módulo IV - audiovisuais - projecto - aula 3 - dia 18 de Março

Sumário:
1. exploração de ideias
2. avaliação do raid 1
3. mostra de um dos raids


1. exploração de ideias
Nesta aula continuei a exploração de ideias para Fotografia pois não estava ainda satisfeita com o resultado. Resolvi explorar outros pontos de vista do meu conceito.






2. avaliação do raid 1
A partir das fotografias do meu primeiro raid foram-me apontadas falhas a nível de focagem, enquadramento, brilho e centralização da imagem.
Algumas das imagens que os Professores aprovaram foram as seguintes:




3. mostra de um dos raids
Em seguida os Professores resolveram fazer uma avaliação do raid da Inês Poeira perante a turma toda para ficarmos mais conscientes do que deviamos fazer.

15.3.11

módulo IV - audiovisuais - cinema - aula 2 - dia 15 de Março de 2011

Sumário:
1. conversa com os alunos sobre o filme de cada grupo
2. criação do storyboard de grupo
3. rodagem do filme

1. conversa com os alunos sobre o filme de cada grupo
O Professor Delfim Ramos falou com cada grupo procurando saber o conceito por detrás do filme e como pensávamos realizá-lo.
conceito:
A ideia do filme consiste no absurdo e na verdade presentes no sonho e na hipnose, através da mudança de patamares, das portas que abrimos para chegar à harmonia que encontramos na essência faz-nos colocar a seguinte questão: como saber o limite entre o sonho e o real?
Assim, o título trata-se da representação da cegueira em que nos encontramos primeiro, é a ignorância.
O reflexo é a chave de tudo, o sonho é um reflexo do nosso subconsciente, da verdade mais crua.
Assim modificámos algumas coisas e apresentámos o guião final:  
GUIÃO FINAL
CENA 1
plano negro a piscar, alternando com branco.
aparece o título do filme a branco no plano negro.

CENA 2

mia sobe a passo rápido rua ingreme descalça, unhas pintadas em dois tons de azul diferentes e pernas e pés cobertos de pinturas, sempre de perfil,
plano médio dos pés aos joelhos em panorâmica horizontal.

CENA 3

muito grande plano das mãos de Joana a lavarem-se e tinta preta preta a sair com a torneira aberta.
plano de pormenor de mão a limpar o olho e este a abrir e a fechar.
grande plano frontal da joana com a cara manchada de tinta preta e meia molhada, Joana olha fixamente para a câmara com expressão vazia.
plano próximo em picado do lavatório com a água a correr e a torneira fecha-se fazendo a tinta preta ser puxada para o buraco.

CENA 4

muito grande plano do tabuleiro, passado um segundo a mão de Francisco surge e avança uma peça.
muito grande plano de Francisco de perfil a olhar para a frente, plano preto e enquadramento à esquerda. Três segundos depois leva a mão à boca e faz uma expressão pensativa retirando depois a mão.
muito grande plano do tabuleiro na mesma situação em que estava, passados dois segundos Francisco atira com as peças para o lado com o braço.
plano geral da situação, Francisco encara o seu reflexo num espelho com o tabuleiro de xadrez entre si, na mesa, do seu lado direito surgem as peças caídas; plano negro.
plano de pormenor duma peça a balonçar sobre si mesma na mesa.
CENA 5
plano próximo da mão de Mariana a subir no escuro em direcção a uma luz vermelha, quando quase lhe toca esta apaga-se – panorâmica vertical.

CENA 6

plano próximo de Mariana de frente a olhar fixamente para a câmara. depois fecha os olhos – câmara fixa
repetição de todos os pontos anteriores com Joana, Francisco e Margarida.
alternância de planos negros e planos brancos.
CENA 7
alternância de planos negros e brancos com os créditos.
2. criação do storyboard de grupo
A partir do guião o Professor fez um storyboard e depois nós desenvolvemos um mais pormenorizado:
1. storyboard do Professor 
2. storyboard do grupo 
3. rodagem do filme
O resto do tempo foi ocupado com as filmagens. Estas decorreram na sala com o auxílio do cromaqui, na casa-de-banho, na câmara escura e na entrada da escola. Apenas as filmagens na sala e uma parte na casa-de-banho tiveram o auxílio do Professor.