17.5.11

módulo VI - têxteis - tecnologia - aula 1 - dia 17 de Maio de 2011

SUMÁRIO:
1. conversa com os alunos
2. sensibilização à tecnologia
3. propostas de trabalho
4. pesquisa

1. conversa com os alunos
Numa primeira parte da aula os Professores procuraram ficar a conhecer alguns pontos dos alunos como o curso que desejam seguir, as notas a projecto, o porquê da nossa escolha, a que é que chamávamos de "têxteis", se tinhamos evoluído desde Setembro.


2. sensibilização à tecnologia
No segunda parte da aula fomos para uma outra sala, desta vez teórica, onde os professores explicaram-nos o plano das aulas e trabalhos feitos por outros artistas e alunos.
Foi explicado como o curso de produção artística permite ao aluno dominar o vocabulário base da expressão plástica.

Planeamento das aulas:
  1. Cultura têxtil
  2. Visita de estudo (não podemos realizar este segundo ponto devido à brevidade do período)
  3. Materiais, técnicas, equipamentos (manipulação e reutilização de materiais convencionais e não convencionais)
  4. Explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e técnicas
  5. Experimentação e desenvolvimento. Identificação dos materiais e das técnicas. Elaboração de fichas técnicas
  6. Apresentação e avaliação
As técnicas apresentadas foram a aplicação, o recorte, a colagem, a sobreposição, o franzir, o revestimento, o pespontar, o stich, o pontear, o bordar, o engomar, o tingir e o reservar.
Foram-nos mostrados vários exemplos destas técnicas em powerpoint.


3. propostas de trabalho 
Foram-nos feitas três propostas de trabalho:
  1. apropriação plástica de um objecto simbólico/ intervenção plástica sobre a sua função original, podendo ficar deformado. tem que caber numa concha feita por duas mãos.
  2. trabalho de intervenção sobre o diário de projecto através da tecelagem, estampagem ou mesmo técnicas mistas(recorte, desfio, etc) tendo uma base exprimental.
  3. estampagem com stencio
Tendo que se ter pelo menos 10 propostas de exploração de ideias, fotografias do processo e uma ficha técnica que inclui os materiais e técnicas precisamente. Todas estas propostas podem ter uma componente de performance

Na segunda aula de tecnologia  temos de levar uma proposta já preparada e os seguintes materiais:
  • agulha
  • linhas
  • tesoura
  • x-acto
  • agrafador
  • furador
  • cola celulósica
  • objecto alvo de intervenção
  • tecidos
  • diário de projecto.
 
 
 
4. pesquisa
Como pesquisa deveremos incluir artistas e obras de carácter têxtil como por exemplo:
  • Louise Bourgeois
  • Rosemary Trockel
  • Christo
  • Jeanne-Clot
  • Maria Lai
  • Alexander McQueen
 

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