SUMÁRIO:
1. conversa com os alunos
2. sensibilização à tecnologia
3. propostas de trabalho
4. pesquisa
1. conversa com os alunos
Numa primeira parte da aula os Professores procuraram ficar a conhecer alguns pontos dos alunos como o curso que desejam seguir, as notas a projecto, o porquê da nossa escolha, a que é que chamávamos de "têxteis", se tinhamos evoluído desde Setembro.
2. sensibilização à tecnologia
No segunda parte da aula fomos para uma outra sala, desta vez teórica, onde os professores explicaram-nos o plano das aulas e trabalhos feitos por outros artistas e alunos.
Foi explicado como o curso de produção artística permite ao aluno dominar o vocabulário base da expressão plástica.
Planeamento das aulas:
- Cultura têxtil
- Visita de estudo (não podemos realizar este segundo ponto devido à brevidade do período)
- Materiais, técnicas, equipamentos (manipulação e reutilização de materiais convencionais e não convencionais)
- Explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e técnicas
- Experimentação e desenvolvimento. Identificação dos materiais e das técnicas. Elaboração de fichas técnicas
- Apresentação e avaliação
As técnicas apresentadas foram a aplicação, o recorte, a colagem, a sobreposição, o franzir, o revestimento, o pespontar, o stich, o pontear, o bordar, o engomar, o tingir e o reservar.
Foram-nos mostrados vários exemplos destas técnicas em powerpoint.3. propostas de trabalho
Foram-nos feitas três propostas de trabalho:
- apropriação plástica de um objecto simbólico/ intervenção plástica sobre a sua função original, podendo ficar deformado. tem que caber numa concha feita por duas mãos.
- trabalho de intervenção sobre o diário de projecto através da tecelagem, estampagem ou mesmo técnicas mistas(recorte, desfio, etc) tendo uma base exprimental.
- estampagem com stencio
Na segunda aula de tecnologia temos de levar uma proposta já preparada e os seguintes materiais:
- agulha
- linhas
- tesoura
- x-acto
- agrafador
- furador
- cola celulósica
- objecto alvo de intervenção
- tecidos
- diário de projecto.
4. pesquisa
Como pesquisa deveremos incluir artistas e obras de carácter têxtil como por exemplo:
- Louise Bourgeois
- Rosemary Trockel
- Christo
- Jeanne-Clot
- Maria Lai
- Alexander McQueen
Sem comentários:
Enviar um comentário