SUMÁRIO:
1. introdução ao módulo V
2. elementos de avaliação
3. pesquisa
4. preenchimento da legenda nos trabalhos
5. desenho técnico
6. cotas
7. lançamento do desafio1. introdução ao módulo V
As origens do design estão na Revolução Industrial no século XIX.
A natureza foi então sempre uma fonte de inspiração para o Homem.
Um dos princípios do Design é que a forma deve adequar-se à função conferindo porém um carácter estético.
A distinção entre uma Obra de Arte, uma Peça de Artesanato e Produção Industrial baseia-se muito na individualidade do objecto criado que nasce do autor.
As definições de Ergonomia e Antropometria foram explicadas chamando à atenção o facto de serem tão importantes para esta área.
A Metodologia Projectual é muito importante pois são um conjunto de acções que vão orientar o processo criativo. Dividindo-se em atitude criativa e emotiva, e em atitude logística e racional.
"O design é planeado, não nasce espontaneamente como uma criação artística."
É necessária grande organização para cumprir as etapas do processo:
1. Estruturação e Experimentação
2. Projecto e Experimentação
3. Realização
Inicialmente muitos arquitectos eram também designers adoptando as correntes artístico-literárias Minimalista e Modernista, tendo surgindo a primeira do cansaço da excessiva ornamentação e necessidade de uma maior funcionalidade e sobriedade sendo composta sobretudo por linhas geométricas sem ornamentação.
chaise-longue de Le Corbusier
A POP-ART surgiu nos anos 50, 60 tomando um tom irónico e humorístico perante a visão de um Design muito limpo e polido.
instalação artística de Verner Panton
O desenho técnico é uma parte fundamental que exige grande rigor e prática.
A perspectiva cavaleira e a perspectiva isométrica serão bastante treinadas neste módulo. 2. elementos de avaliação
Para nos avaliar os Professores pegarão nos seguintes pontos que entretanto sofreram algumas alterações:
- diário projecto
tem que ter tudo, tem que estar super-completo de modo a compreender-se o processo criativo do aluno
- exploração de ideias
- selecção e desenvolvimento de uma ideia
- referenciais a utilizar na exploração de ideias e pesquisa
3. pesquisa
Deverá além de ser manual dividir-se em três pontos de análise:
- Função Práctica
- Função Estética
- Função Simbólica
4. preenchimento da legenda nos trabalhos
Em todos os nossos desenhos A3 deverá haver uma legenda no canto inferior direito que possua os seguintes requisitos:
-Módulo V - Design de Produto
-Escola Secundária Artística António Arroio
-Nome
-10ºano Turma C Nº
-Desenho: vistas da peça...
-Escala 1:1 ou 1:2
-Nº do desenho
-Data
5. desenho técnico
divisão da folha em medidas convencionadas pelos professores: medidas em cm
6. cotas
cotas verticais: vista superior ou vista inferior - largura e comprimento
cotas horizontais: vista frontal, vista lateral direita, vista lateral esquerda, vista posterior - altura
medidas em cm
7. lançamento do desafio
O desafio lançado foi o que diriamos que somos agora se deixámos uma mensagem para nós daqui a trinta anos, do género "cápsula do tempo".
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