SUMÁRIO:
1. criação dos grupos2. objectivos
3. explicação dos conceitos base do cinema
1. criação dos grupos
Cada grupo tem que ter quatro elementos. O meu é contituído pelo Francisco Trêpa, Joana Almeida, Mariana Cirurgião e eu.2. objectivos
- criar três projectos: raid fotográfico, retrato e filme;- filme: 6 planos e uma cena - filme standart pois o processo de raccord e muito complexo, porém serei eu a editar o filme do grupo.
- storyboard: planificação usando desenhos dos planos e a respectiva descrição técnica (2 folhas - 6 planos)
3. explicação dos conceitos base do cinema
- a linguagem audiovisual
- a invenção do cinema
- a escala de planos
- a composição
- a perspectiva
- os movimentos da câmara
- os raccords
- a direcção de cena
- a produção
- o multimédia
A LINGUAGEM AUDIOVISUAL
A associação do som, imagem e movimento faz com que o nosso cérebro processe determinados objectos audiovisuais de modo a captar um simbolismo e ideia associando ainda estes pontos como um só, apesar de ser uma ilusão.No cinema podemos associar o plano à palavra, sendo uma imagem em continuidade com determinado significado, a frase associa-se à cena como um conjunto de planos/palavras que atruibuiem um simbolismo a uma acção e a sequência ao parágrafo como um conjunto de acções que 'contam' uma história.
A INVENÇÃO DO CINEMA
A primeira sessão de cinema oficial foi realizada a 28 de Dezembro de 1895, em Paris na cave de um café pelos irmãos Louis e Auguste Lumière através do aparelho cinematógrafo que projectava fotografias por transparência.A ESCALA DE PLANOS
O plano como já disse consiste no enquadramento de determinado objecto, sendo assim uma imagem em continuidade.
Porém existem diversos enquadramentos. Eis os principais:
Plano de Pormenor:
Muito Grande Plano:
Grande Plano:
Plano Próximo:
Plano Médio:
Plamo Americano:
Plano de Conjunto:
Plano Geral:
Plano Muito Geral:
A COMPOSIÇÃO
No próprio plano a colocação dos objectos é definida da seguinte forma utilizado esta imagem como exemplo:
em primeiro plano está o casal, em segundo plano estão os outros carros e em plano de fundo está a estrada.
A regra dos três terços reforça o equilíbrio da fotografia dividindo a imagem em seis quadrados e na qual se deve enquadrar os elementos nos quatro vértices do quadrado do meio.
A PERSPECTIVA
Tem a ver com o ângulo em que se enquadra o plano, estando relacionada com a altura em que se coloca a câmara.
A perspectiva pode ser normal se a câmara se encontrar ao mesmo nível dos olhos da personagem.
Pode ser em picado quando colocada numa posição superior àquilo que se filma e apontada para baixo. Inferiorizando o ser humano por exemplo
Pode ainda ser em contra-picado quando colocada numa posição inferior àquilo que se filme e apontada para cima. Contrariamente ao picado sobrevalorizando o homem.
OS MOVIMENTOS DE CÂMARA
Os planos podem ser fixos ou então com movimento dividindo-se em panorâmicas, travellings ou zoom.
As panorâmicas podem ser horizontais (movimentos esquerda, direita) ou verticais (movimentos cima, baixo) tendo a câmara montada num tripé fixo.
O travelling é a própria deslocação da câmara sobre calhas (charriot) ou sobre rodas (dolly), pode ser feito um travelling in quando se aproxima ou um travelling out quando se afasta.
O zoom trata-se de uma ilusão de óptica criado pela aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) da objectiva zoom.
O Movimento de câmara à mão é feito pela utilização da câmara aos ombros ou nas mãos caracterizando-se pelas oscilações próprias do andar.
OS RACCORDS
Consiste no agrupamento de todos os pontos de um filme tornando-o coerente. Isto vai desde da montagem dos planos e das cenas ao próprio guarda-roupa.
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